Falando sobre Premedia

Enquanto você curte os lançamentos no catálogo da sua marca favorita, quando gosta da impressão diferenciada de um fôlder ou enquanto aprecia o texto criativo de um anúncio de revista, nem imagina como tudo aquilo foi parar ali. Imagina?

Pois é. Para trilhar o caminho entre a criação e a impressão final, toda peça de comunicação precisa de uma mãozinha! E é exatamente para isso que existe uma etapa do processo de produção gráfica chamada “premedia”. Também conhecida como pré-impressão, envolve talento e técnica em uma sequência de trabalho cujo objetivo é garantir a máxima qualidade da divulgação.

Assim, o arquivo contendo a arte a ser impressa não vai direto para a gráfica ou veículo. Ele passa primeiro pela premedia para ser avaliado, corrigido, caso necessário, e finalmente preparado e fechado conforme os padrões de cada publicação.

Avaliado e corrigido? Preparado e fechado? Sim, isso mesmo. Toda máquina impressora tem uma configuração específica a ser respeitada. Cabe à premedia verificar não apenas se todos os elementos de criação (imagens, texto, cores, etc.) estão presentes e corretos no arquivo, mas se o próprio arquivo corresponde às características da máquina onde será impresso. Um único erro pode pôr a perder uma campanha inteira! Já pensou no prejuízo?

Vamos exemplificar. Você já deve ter ouvido a reclamação “Ah, a imagem está ruim, está em baixa!”, isso equivale a dizer que não há qualidade suficiente para impressão na imagem vinculada à arte, pois está em “baixa resolução”. Um bom exemplo disso acontece quando são utilizados elementos da internet para a montagem do layout. Aí, sabe-se lá por qual motivo, o arquivo não é atualizado com imagens em alta. Durante a verificação, a premedia detecta esse problema e evita a encrenca. Para a impressão final, só vale alta resolução!

Bem, até aqui deu para ter uma boa ideia sobre a importância da premedia. Nas próximas semanas vamos conhecer quem faz o quê na pré-impressão. E, o melhor, com a participação de profissionais da 24\7id.

Recent Posts

Deixe um comentário