Como explicar delivery de anúncios para um leigo

Você não imagina o trabalho que dá a elaboração de uma campanha de publicidade. Horas em reuniões com o cliente, horas passando o briefing para a equipe, horas de processos criativos, horas de produção gráfica, horas e horas e horas de muito esforço e dedicação envolvendo vários profissionais! De repente… Calhau!

Não sabe o que é calhau? E delivery, você conhece esse serviço? Não? Então, vamos lá, porque essa é uma etapa crucial da veiculação de uma peça publicitária e você vai gostar de entender como ela acontece.

Quem já está inserido no processo sabe como é difícil a trajetória de um anúncio desde a agência até o veículo. São inúmeras fases e um controle rígido de tudo isso nem sempre é possível. Por exemplo: depois de pronto, como é que esse anúncio vai parar, certinho, naquele jornal, naquela página, naquele espaço? Ora, de fato, tem um segredo. E ele se chama “delivery”.

O delivery é o serviço que entrega do arquivo contendo a peça de comunicação nos meios predeterminados e respeitando todos os requisitos de publicação. Eis alguns desses aspectos:

  • Depois que sai da agência, o anúncio pode se desdobrar em versões específicas, de acordo com as regionais do cliente.
  • É preciso respeitar as especificações de cada veículo, como formatos de arquivo e horários de fechamento.
  • Cada anúncio pode se repetir em dias, horários e praças diferentes.

Isso só para citar as circunstâncias mais corriqueiras. Na 24\7id, o delivery é uma arte e envolve muito mais, conforme explica Alberto Oliveira*:

  • Automação dos processos de checagem e aplicação de perfil de cores – o Delivery 24\7id verifica dezenas de parâmetros (dimensões, resolução, espaço de cores, overprints, correção das fontes, etc.) e ajusta automaticamente imagens e demais elementos ao perfil de impressão do veículo selecionado.
  • Organização da pauta – o sistema tem ferramentas que permitem definir prioridades de entrega, ordenação e filtragem de materiais por diferentes critérios, conforme a conveniência do usuário e os status dos pedidos. Além disso, associa automaticamente os dados de contato (e-mails, telefones, nomes dos responsáveis) de mais de 3.000 veículos.
  • Segurança e escalonamento de acesso – cada usuário tem um login, senha e cartão de códigos único, que lhes dão acesso seguro em qualquer dispositivo ligado à internet, com as permissões predefinidas pelo administrador de sua agência. Dessa forma, ele só enxerga os dados relativos aos clientes sob sua responsabilidade, e só pode realizar as ações circunscritas à sua atividade dentro do fluxo de trabalho.

O delivery é fundamental para a conclusão de uma campanha publicitária. Sem ele, as chances de erro no arquivo ou na entrega da peça são grandes e os resultados podem tornar inútil todo o trabalho. Quando dizemos que um anúncio “deu calhau”, é porque uma ou mais dessas exigências não foi atendida. Como consequência, agência e cliente perdem a compra do espaço.

Explore o site da 24\7id e saiba mais sobre este e outros assuntos.

* Alberto Oliveira: Gerente do Delivery 24\7id.

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